Brasil nega pressão dos EUA e avança com emissão de títulos da dívida na China
Tesouro mantém plano de captar recursos no mercado chinês mesmo em meio a tensões comerciais com Washington
O governo brasileiro negou estar sob pressão dos Estados Unidos e afirmou que vai adiante com a emissão de títulos da dívida soberana na China. A operação, que diversifica as fontes de financiamento do país, ocorre em meio a tensões comerciais com Washington, que cogita tarifas sobre produtos brasileiros.
A emissão de títulos no mercado chinês — os chamados 'panda bonds' — é apresentada pelo Tesouro como movimento técnico de diversificação de investidores, e não como gesto político. O governo busca ampliar a base de credores e testar a demanda asiática pela dívida brasileira, num momento de juros elevados e de competição global por capital.
O tema, porém, ganha contornos geopolíticos diante do alinhamento crescente do governo Lula com Pequim e do desgaste na relação com os Estados Unidos, principal parceiro comercial e financeiro tradicional do Brasil. A aproximação financeira com a China levanta o debate sobre os riscos de o país reduzir laços com o Ocidente em troca de capital chinês, tema que deve repercutir no Congresso e no setor produtivo.
Fonte: Poder360.