Irã diz que manterá o controle do Estreito de Ormuz após negociação com os EUA; Brent recua abaixo de US$ 78
Teerã concluiu na Suíça a primeira rodada técnica do acordo para encerrar a guerra anunciado por Trump
Negociadores iranianos afirmaram que a passagem por Ormuz seguirá administrada pelo país, enquanto o avanço das conversas derrubou o preço do petróleo a menos de US$ 78 o barril.
O Irã reiterou nesta terça-feira (23) que pretende manter o controle sobre o Estreito de Ormuz, rota por onde passa parte expressiva do petróleo mundial. A delegação iraniana concluiu na segunda-feira (22), na Suíça, a primeira rodada de discussões técnicas do acordo para encerrar a guerra com os Estados Unidos, anunciado na semana passada por Donald Trump, e seguiu para Omã para tratar justamente da gestão do estreito. Catar e Paquistão atuam como mediadores, e a expectativa é de um documento final em até 60 dias.
O alívio nas tensões teve efeito imediato sobre o mercado de energia: o barril do tipo Brent caiu abaixo dos US$ 78, longe dos mais de US$ 126 atingidos no auge do conflito. A trégua tende a aliviar a pressão sobre os combustíveis e sobre a inflação global, embora a insistência iraniana em "administrar" a rota mantenha em aberto o risco geopolítico na região.
Fonte: Terra.